Trabalhos de Conclusão de Curso - Pedagogia


2020

Resumo: O desenho é uma forma de comunicação, expressão e representação inerente ao desenvolvimento infantil e é uma manifestação, pela qual as crianças desde muito pequenas se utilizam. Considerando tais observações tem-se como objetivo investigar sobre sua importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social da criança, assim como para a aquisição da escrita de forma lúdica. O método adotado foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, junto à professores da Educação Infantil. Os resultados obtidos sinalizam os professores reconhecem a importância do desenho para o desenvolvimento da criança e que neste período de pandemia do COVID-19 é um dos instrumentos mais utilizados como forma de interação professor e aluno.

Autores: LOYOLA, Andressa Izabel; FONSECA, Maria da Penha

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Resumo: A alfabetização é uma fase importante para a vida escolar do aluno, e para se chegar ao aprendizado é preciso utilizar todos os recursos disponíveis para que se tenha facilidade, sinta prazer em aprender durante esse processo e deve acontecer por meios diferenciados e inclusivos. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo investigar e analisar o lúdico como ferramenta pedagógica além de contribuições no processo de alfabetização e letramento, considerando o do contexto atual que a sociedade vive decorrente a pandemia do COVID-19. Para se atingir tal objetivo, a pesquisa teve caráter exploratório e descritivo, cujos instrumentos técnicos utilizados foram a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo através de questionários online que foram analisados qualitativamente e quantitativamente. Dentre os resultados, constatou-se que o lúdico é uma ferramenta essencial no processo de alfabetização e contribui para que os conteúdos ministrados tenham mais significado e sejam prazerosos, sendo fundamental que o professor busque meios de inserir esse recurso em sua prática docente e o torne indissociável ao trabalho pedagógico, contribuindo assim no processo de ensino aprendizagem.

Autores: Andressa Mariano de Paulo; Jhenifer Brozeghini Passos; Maria da Penha Fonseca

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2021

Resumo: A música é uma linguagem artística presente na vida das crianças desde o ventre materno. No contexto escolar é frequentemente utilizada na rotina das crianças em sala de aula e demais áreas da escola. Considerando a abordagem da utilização da música na Educação Infantil e às possibilidades do uso da música para fins pedagógicos, integrando-a como elemento do processo ensino-aprendizagem, levantou-se interrogantes sobre quais são as contribuições que a música propicia ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O estudo tem como objetivo investigar a importância e a contribuição da utilização da música no processo ensino- aprendizagem da criança. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, como instrumento metodológico o levantamento bibliográfico e a coleta de dados junto aos docentes da Educação Infantil. Constatou-se que a música, mesmo sendo obrigatória no currículo da educação básica, poderia ter um papel maior dentro do processo ensino-aprendizagem da Educação Infantil e não apenas ser utilizada como ferramenta de lazer, respeitando, valorizando e introduzindo todo o contexto cultural e histórico que permeia o estudante.

Autores: PERONI, Carlos Eduardo do Amaral; FONSECA, Maria da Penha

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Resumo: O artigo trata da importância e dos benefícios da leitura na primeira infância. O eixo norteador é a Portaria MEC/421, de 2020, que institui o Programa Conta pra Mim e documentos referenciais da educação brasileira, como LDB, DCNS, BNCC, entre outros. Dentre as questões abordadas, reforça-se a necessidade de investir na literatura infantil, devido ao fato de esta beneficiar a concentração, memória, oralidade e raciocínio. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e de campo com professores e pais e/ou responsáveis, do município de Vila Velha/ES, com o objetivo de investigar a influência da utilização dos livros de literatura infantil em casa e sua eficácia no processo de alfabetização na escola. A partir dos dados coletados foi feita uma análise sobre as diferenças nos hábitos dos responsáveis pelas crianças, relacionados à literácia familiar e ao ensino, e ficou constatado que esta é o principal fator de divergência na educação entre as crianças que estão lendo e as que não estão. Considera-se nos resultados obtidos, que o uso dos livros como aliados no processo educativo facilita a alfabetização, uma vez que observou-se que, por meio da literácia familiar, obteve-se resultados superiores aos das tentativas de letramento domiciliar de forma tradicional. Isso reforça a necessidade da família e da escola investirem na literatura infantil.

Autores: SOUZA, Alessandra de.; BEZERRA, Vanuza A.; FONSECA, Maria da Penha

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2022

Resumo: A Tecnologia Assistiva (TA), termo referente a uma quantidade de recursos ou serviços que proporcionem ou ampliem habilidades, exerce importante papel no processo educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e por isso se faz necessário o seu entendimento por docentes que estão em contato com esse alunado. O presente estudo tem como objetivo, analisar a perspectiva dos docentes de ensino regular acerca da TA e sua aplicação em sala de aula com alunos diagnosticados com TEA. Pelos objetivos, adotou-se uma pesquisa mista com abordagem de cunho exploratória. A coleta de dados junto aos docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I ocorreu por meio de questionário. Nas análises relativas ao foco deste trabalho, levou-se em consideração as respostas daqueles que afirmaram serem regentes de sala e que atuam/atuaram com crianças com TEA. Os resultados obtidos com o presente trabalho demonstraram que a maioria dos participantes têm conhecimento acerca dos recursos de TA, contraditando a hipótese inicial do trabalho que apontava o desconhecimento acerca da mesma. Averígua-se que os docentes pesquisados têm conhecimento do que é TA, já utilizaram algum tipo de Comunicação Alternativa (CA) e sabem da sua importância, necessitando, porém, de melhor formação para atendimento de estudantes com TEA.

Autores: SILVA, Bruno Martins da; DUIA, Mariane Armelão; SILVA, Rafael Rodrigues

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Resumo: Esse artigo tem como objetivo principal analisar a contribuição do método Montessori no ensino da matemática para os anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que, é uma disciplina que precisa ser mais dinâmica, prazerosa, dando significado ao aluno e fazendo com que o mesmo se torne protagonista do seu próprio aprendizado. Para tal propósito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e levantamento de informações sobre o objeto de estudo com 12 docentes do sistema educacional privado e público, por meio de um questionário feito pelo Google Formulário. Concluiu-se que, o recurso pedagógico material dourado é muito significativo no desenvolvimento do alunado em seu aspecto cognitivo, social e intelectual, pois quando o mesmo tem acesso a esse material, demonstram mais entendimento e domínio nos conteúdos trabalhados.

Autores: VAUNA, Edvania Mesquita; NASCIMENTO, Katiuscia de Oliveira; ASSIS, Fernanda Cristina Toso de

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Resumo: Esse artigo tem como objetivo principal analisar a contribuição do método Montessori no ensino da matemática para os anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que, é uma disciplina que precisa ser mais dinâmica, prazerosa, dando significado ao aluno e fazendo com que o mesmo se torne protagonista do seu próprio aprendizado. Para tal propósito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e levantamento de informações sobre o objeto de estudo com 12 docentes do sistema educacional privado e público, por meio de um questionário feito pelo Google Formulário. Concluiu-se que, o recurso pedagógico material dourado é muito significativo no desenvolvimento do alunado em seu aspecto cognitivo, social e intelectual, pois quando o mesmo tem acesso a esse material, demonstram mais entendimento e domínio nos conteúdos trabalhados.

Autores: CURITIBA, Letícia Gomes, LYRIO, Thais Santos, FONSECA, Maria da Penha.

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Resumo: Os resultados contidos neste artigo derivam das investigações entorno das transformações pertinentes à cultura popular e da formação da identidade cultural, tendo como base a banda de congo Beatos de São Benedito, localizada no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. Desse modo, analisou-se as narrativas dos participantes, nas quais, identificou-se as mudanças perceptíveis dos seus fazeres culturais, do mesmo modo que, discorreu-se sobre o desenvolvimento do sentimento de pertencimento ao conjunto. Os conceitos dialogados, portanto, são analisados com a finalidade de expor os pontos de convergência entre a identidade e a cultura popular, considerando os efeitos da globalização sob elas e a conjuntura pós-moderna. Para isso, dentre o aporte teórico utilizado procede de autores como: Hall (2006) (2013), Lins (2009) e Macedo (2013). Acredita-se que o estudo é importante para o desenvolvimento de práticas multiculturais, fundamentadas na Lei 10.639 (BRASIL, 2003) e, sobretudo, que abarquem a diversidade cultural local.

Autores: DIAS, Ariane Boone; LAGO, Rafaela Domingos.

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