Avaliação Diagnóstica em Arte | LAPRAPE
Avaliação Diagnóstica em Arte realizada no 5.º período do Curso de Pedagogia
Por: Prof.ª Me. Maria da Penha Fonseca, Faculdade Novo Milênio
No dia 17/02/2022 (quinta-feira), na primeira aula de Ensino da Arte, com a
turma do 5.º período do Curso de Pedagogia, após apresentar o Plano de Ensino
da disciplina, propus aos graduandos uma Avaliação Diagnóstica, de forma
coletiva e lúdica, visando levantar os conhecimentos prévios, experiências e
vivências que possuem nas linguagens artísticas.
De início, propus a atividade aos graduandos, como uma dinâmica e não
mencionei nada sobre as minhas intenções na mesma. Assim, previamente,
escrevendo, em uma folha de cartolina, afirmações referentes às questões que
desejava investigar:
- Arte para mim, é;
- Onde encontro arte;
- Na educação básica, estudei em Arte;
- Costumo frequentar os seguintes espaços artísticos;
- Nome de um artista capixaba (quem nasce no estado do Espírito Santo);
- Arte é importante na educação para…
Solicitei que os graduandos formassem grupos, de no máximo três (3) pessoas
por mesa, entreguei a cada um deles um dos cartazes e disponibilizei também
lápis de cor, giz de cera, canetinhas, pilots, entre outros. Ao som de uma
música, convidei-os a darem início da forma que desejassem para responderem
aos itens listados nos cartazes, optando por não induzir à escrita ou desenho.
E para dinamizar e fazer desta uma atividade coletiva, a cada cinco minutos,
pedia para passarem a folha para outro grupo, a fim de que todos trabalhassem
na mesma.
...
Após os grupos fazerem os seus registros em todos os pontos levantados,
solicitei que cada um deles apreciasse as respostas como um todo, uma vez que
esta continha a sua opinião acrescida de outras, refletissem sobre as mesmas e
depois cada grupo fez uma partilha com todos sobre os resultados obtidos.
...
Nos registros apresentados observou-se que poucos têm vivências e experiências
com as diferentes manifestações artísticas, entre elas se destacando ouvir
música, nas lembranças da arte na educação básica a presença dos desenhos
estereotipados e de releituras da obra O Abaporu, de Tarsila do Amaral.
...
Somente após todas as narrativas relacionadas a Arte, teci comentários sobre
as minhas intencionalidades na proposição da atividade e a identificando como
Avaliação Diagnóstica. Ressaltando que esta poderia ter sido planejada de
outras formas metodológicas: um formulário impresso com as questões ou enviado
por meio de um link via algum aplicativo, uma roda de conversa debatendo cada
item, entre outros, individual e/ou coletivo. Resgatando na memória do grupo,
os diferentes tipos de avaliação e a função importante de cada uma delas.
E penso que também aqui, vale registrar que na educação a avaliação deve ser
um instrumento de contribuição à aprendizagem e não somente um indicativo de
sucesso ou fracasso. Neste sentido antes de finalizar nosso papo, destacamos
os tipos de avaliação:
- Avaliação diagnóstica — é recomendada para identificar os conhecimentos prévios, como está sendo o aprendizado e quais os conteúdos que estão sendo pouco assimilados. Ao compreender as dificuldades e planejar ações, a fim de minimizar os impactos que estas adversidades trazem ao aluno, cria-se um ambiente de maior motivação, favorecendo o aprendizado.
- Avaliação formativa — ocorre ao longo do processo de ensino, com o intuito de estruturar e promover a aprendizagem, e nela o professor classifica o desempenho dos alunos em sala de aula. Proporciona ao professor dados para dar feedbacks úteis e eficientes para que o aluno entenda o que precisa ser feito para aprender mais e melhor.
- Avaliação somativa — faz a classificação dos alunos com base nos resultados da aprendizagem e é utilizada para a certificação da evolução dos mesmos ao final de um ciclo.
Vale ressaltar que o último modelo acima, só possui logicidade se aplicada em
conjunto com a avaliação diagnóstica e a avaliação formativa, uma vez que não
é efetivo apenas agrupar os alunos acima, abaixo ou na média.
Até a próxima!
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