Avaliação Diagnóstica em Arte | LAPRAPE

Avaliação Diagnóstica em Arte realizada no 5.º período do Curso de Pedagogia
Capa

Por: Prof.ª Me. Maria da Penha Fonseca, Faculdade Novo Milênio

No dia 17/02/2022 (quinta-feira), na primeira aula de Ensino da Arte, com a turma do 5.º período do Curso de Pedagogia, após apresentar o Plano de Ensino da disciplina, propus aos graduandos uma Avaliação Diagnóstica, de forma coletiva e lúdica, visando levantar os conhecimentos prévios, experiências e vivências que possuem nas linguagens artísticas.

De início, propus a atividade aos graduandos, como uma dinâmica e não mencionei nada sobre as minhas intenções na mesma. Assim, previamente, escrevendo, em uma folha de cartolina, afirmações referentes às questões que desejava investigar:
  • Arte para mim, é;
  • Onde encontro arte;
  • Na educação básica, estudei em Arte;
  • Costumo frequentar os seguintes espaços artísticos;
  • Nome de um artista capixaba (quem nasce no estado do Espírito Santo);
  • Arte é importante na educação para…
Solicitei que os graduandos formassem grupos, de no máximo três (3) pessoas por mesa, entreguei a cada um deles um dos cartazes e disponibilizei também lápis de cor, giz de cera, canetinhas, pilots, entre outros. Ao som de uma música, convidei-os a darem início da forma que desejassem para responderem aos itens listados nos cartazes, optando por não induzir à escrita ou desenho. E para dinamizar e fazer desta uma atividade coletiva, a cada cinco minutos, pedia para passarem a folha para outro grupo, a fim de que todos trabalhassem na mesma.

...

Após os grupos fazerem os seus registros em todos os pontos levantados, solicitei que cada um deles apreciasse as respostas como um todo, uma vez que esta continha a sua opinião acrescida de outras, refletissem sobre as mesmas e depois cada grupo fez uma partilha com todos sobre os resultados obtidos.

...

Nos registros apresentados observou-se que poucos têm vivências e experiências com as diferentes manifestações artísticas, entre elas se destacando ouvir música, nas lembranças da arte na educação básica a presença dos desenhos estereotipados e de releituras da obra O Abaporu, de Tarsila do Amaral.

...

Somente após todas as narrativas relacionadas a Arte, teci comentários sobre as minhas intencionalidades na proposição da atividade e a identificando como Avaliação Diagnóstica. Ressaltando que esta poderia ter sido planejada de outras formas metodológicas: um formulário impresso com as questões ou enviado por meio de um link via algum aplicativo, uma roda de conversa debatendo cada item, entre outros, individual e/ou coletivo. Resgatando na memória do grupo, os diferentes tipos de avaliação e a função importante de cada uma delas.

E penso que também aqui, vale registrar que na educação a avaliação deve ser um instrumento de contribuição à aprendizagem e não somente um indicativo de sucesso ou fracasso. Neste sentido antes de finalizar nosso papo, destacamos os tipos de avaliação:
  • Avaliação diagnóstica — é recomendada para identificar os conhecimentos prévios, como está sendo o aprendizado e quais os conteúdos que estão sendo pouco assimilados. Ao compreender as dificuldades e planejar ações, a fim de minimizar os impactos que estas adversidades trazem ao aluno, cria-se um ambiente de maior motivação, favorecendo o aprendizado.

  • Avaliação formativa — ocorre ao longo do processo de ensino, com o intuito de estruturar e promover a aprendizagem, e nela o professor classifica o desempenho dos alunos em sala de aula. Proporciona ao professor dados para dar feedbacks úteis e eficientes para que o aluno entenda o que precisa ser feito para aprender mais e melhor.

  • Avaliação somativa — faz a classificação dos alunos com base nos resultados da aprendizagem e é utilizada para a certificação da evolução dos mesmos ao final de um ciclo.
Vale ressaltar que o último modelo acima, só possui logicidade se aplicada em conjunto com a avaliação diagnóstica e a avaliação formativa, uma vez que não é efetivo apenas agrupar os alunos acima, abaixo ou na média.

Até a próxima!