O Portifolio Pedagogo Artista | 7° Período


Por Alessandro Sangiorgio da Silva




Portfólio de Layla Candal

É de praxe escrever sobre alunos no centro do aprendizado, aprendizagem ativa, significativa, dentre muitos outros termos pedagógicos atuais. No entanto, é necessário reforçar tais ideias, uma vez que a prática docente necessita se torna uma práxis continua.  O pedagogo tem como uma de suas atribuições na educação desenvolver e aplicar estratégias que possam tornar a prática pedagógica e a aprendizagem do educando um processo criativo e significativo. Nessa busca, o pedagogo pode atuar como um artista inventivo, estimulando o processo de aprendizagem para torná-lo prazeroso para educandos e educadores.

Portfólio de Alessandro Sangiorgio da Silva.

Ser um pedagogo artista é trabalhar para que o ambiente de aprendizagem se transforme em um espaço vivo, dinâmico e que possa criar práxis pedagógicas autênticas, críticas e significativas. Para isso, ele pode se utilizar das diversas formas de expressão e linguagem artísticas com intuito de estimular a imaginação, buscando engajamento da turma para que todos possam compreender de forma ampla e clara os conteúdos. Nesse sentido, não basta apenas se utilizar das diversas interfaces oferecidas pela Arte, mas também desenvolver olhares analíticos, questionador e reflexivo acerca dos conteúdos.

Portfólio de Célia do Carmo, 

É importante frisar que se aborda aqui o "como” se pode fazer, porém na hora de planejar a aula é importante atentar-se para a realidade daquele local e pensar em práticas artísticas e culturais que possam abarcar o cotidiano do educando. Além disso, pensar uma educação humanizada é também entender que todos os seres estão em constante mudanças e que podem aprender e se desenvolver. Sendo assim, é preciso ter em mente que criatividade, imaginação, criticidade dentre outras habilidades podem ser desenvolvidos e não entendidas como algo estagnado e que nasce ou não com o educando.

Portfólio de Brunella Dos Anjos

Assim, o pedagogo artista utiliza habilidades, atitudes e competências artísticas aplicando os conteúdos por meio de linguagens artísticas aos educandos estimulando-os a desenvolverem as diversas competências e habilidades, inclusive as previstas na Base Nacional Comum Curricular. Para isso, a formação desse pedagogo torna-se algo primordial pois é necessário amplificar tais saberes em seu tempo como licenciando em pedagogia. Com isso, quando a turma cursou Ensino de Arte componente curricular da grade do curso, estivemos envolvidos em diversas atividades relacionadas a métodos para o ensino de arte. O destaque ficou por conta do portfólios que montamos. 



Confira abaixo alguns de nossos Portfólios de Pedagogos Artístas:

Alessandro Sangiorgio da Silva

Brunella dos Anjos Alves

Célia Aparecida do Carmo

Layla C. Bonelles

Priscila Santos Vaz da Silva