Musicalização na Educação Infantil | LAPRAPE

Alunos da Pedagogia utilizando materiais reciclados na produção de materiais de musicalização




Por: Prof.ª Me. Maria da Penha Fonseca, Faculdade Novo Milênio

No cotidiano da Educação Infantil, os materiais selecionados durante o planejamento do professor têm fundamental relevância para processo de ensino aprendizagem da criança. E ao fazer as escolhas, pelo que será utilizado e como será explorado, é importante considerar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a EI, assim como qual e quais campos de experiências serão envolvidos e/ou contemplados.

No caso da musicalização tomaremos por base o Campo de Experiência "Traços, sons, cores e formas", mas tecendo diálogos possíveis com os demais. Este campo de experiência visa promover o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e da experimentação com o corpo e com diferentes materiais, possibilitar a criação de repertório e valorizar a produção artística.

Não perdendo de vista a concepção de que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que "promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança" (DCNEI, 2010).

Exercício com marcação de ritmo com a música "O sapo não lava o pé"

Material necessário:
  • duas tiras de cartolina 20cm x 3cm
  • retalho de cartolinas branca e preta (para confecção dos olhinhos)
  • retalho de cartolina vermelha (para detalhe da linguinha do sapo)
  • cola ou durex
  • duas tampinhas plásticas (de garrafas descartáveis)






O trabalho com a sonoridade na Educação Infantil é uma das formas pelas quais podemos proporcionar às crianças experiências com materiais diversificados, promovendo o conhecimento das propriedades dos sons e do silêncio. 

E por falar em silêncio e sons, é preciso compartilhar um pouco mais da prática desenvolvida em sala de aula com a turma do 4º período de Pedagogia/Faculdade Novo Milênio.



A exploração dos sons poderá ser um contato prazeroso ou não, mas certamente sensorial, permitindo descobertas, em que o conhecimento se dá prioritariamente pelos sentidos e e sua interação e relação com o espaço.