6º SEEI - Seminário de Educação Especial Inclusiva


 

Por Alessandro Sangiorgio da Silva & Prof. Mestra Maria da Penha Fonseca (Edição e Texto)

 

Inclusão em Foco: 6º Seminário de Educação Inclusiva - Um Evento Transformador na Educação Especial.

A educação especial inclusiva é um tema extremamente relevante nos dias de hoje, refletindo uma sociedade que procura promover a igualdade de acesso à educação para todos, independentemente das diferenças e necessidades individuais. Um recente evento inovador no domínio da educação especial lança luz sobre algumas práticas inclusivas e proporciona um espaço de diálogo e aprendizagem. Este artigo procurou relatar de forma breve tudo o que se pode presenciar nesses 3 dias que reuniu especialistas para promover discussões aprofundadas sobre inclusão na educação especial.

O VI Seminário de Educação Especial Inclusiva é uma ação de práticas pedagógicas das disciplinas Educação Especial Inclusiva e Dificuldades da Aprendizagem e Neurociências, do 8° período de Pedagogia. Foi um momento muito rico para aprendizagem e ampliação de conhecimentos, uma vez que os alunos atuaram no planejamento e em equipes de organização do evento acadêmico, participaram de trocas de experiências com professores da Educação Especial/SEMED VILA VELHA e das Oficinas sensoriais.

Esta foi a 6 edição do SEEI_NM, que iniciou 2018 no presencial, na pandemia foi online e retornou ao modo presencial. Estar presencialmente, ter a possibilidade de escuta, de fala e de experimentação e vivência sensorial é um diferencial para a formação inicial dos graduandos em Pedagogia e de  formação continuada para os profissionais que ja atuam na área.

Palestras Inspiradoras

O evento reuniu educadores especialistas da grande Vitória com atuação nas áreas da educação especial inclusiva para partilharem as suas experiências e conhecimentos. As apresentações foram um destaque do evento, com cada especialista trazendo uma perspectiva única sobre a prática inclusiva. Uma das apresentações enfatizou a importância da colaboração entre educadores, pais e terapeutas para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência. Outro orador enfatizou a importância da empatia e do respeito mútuo nos ambientes escolares e da criação de uma cultura inclusiva.








Performance Musical Inclusiva

Uma das experiências mais marcantes do evento foi a apresentação musical de Catarina, uma jovem talentosa. Catariana demonstrou grande paixão pela música e emocionou o público com suas músicas em vários idiomas. A sua voz suave e cativante ecoou por todo o auditório, celebrando a diversidade cultural e linguística.

Ela demonstrou a capacidade de superar barreiras linguísticas e culturais através das músicas, revelando com o Transtorno do Espectro Autista o qual a acomete não foi barreira para a aprendizagem e o desenvolvimento dela nesse aspecto.












Talk Show: Um Diálogo Esclarecedor

Além das palestras e da atuação emocionante de Catarina, o evento Destaque na Inclusão contou com um talk show que promoveu conversas abertas e esclarecedoras sobre inclusão na educação especialDurante o talk show, especialistas, educadores, pais e alunos, incluindo acadêmicos que ali estavam assistindo ao evento, tiveram a oportunidade de partilhar as suas ideias, desafios e sucessos sobre inclusão. Os participantes discutiram a importância de criar um ambiente escolar onde todos se sintam valorizados, independentemente de suas capacidades e limitações bem como a importância da perseverança nas práticas inclusivas. Também partilharam estratégias práticas para melhorar a inclusão, tais como ajustes curriculares, formação de educadores e apoio emocional aos alunos.


 
Experiências Sensoriais.

Em geral os seres humanos apreendem ate 80% do mundo a sua volta por meio da visão. Devido a isso, o mundo é pensado para quem enxerga. Mas, e se alguém não enxerga ou não escuta, não anda... estas são as variáveis que torna uma pessoa marginalizada na sociedade. No entanto, as experiências de vida são ricas não porque enxergamos, mas porque cheiramos, andamos, sentimos etc. As experiências sensoriais não se limitam, mas são diferentes para cada uma, mesmo aqueles que tem condições de experiência a todos.

Logo, a riqueza das pessoas ditas atípicas e ter vivências completamente diferente da maioria, isso não a torna pior ou melhor, apenas diferentes como todas as outras. No entanto, tudo isso é muito cognitivo ou informacional, assim é preciso viver essas sensações para compreender.

E foi exatamente isso que ocorreu no evento. Separados em salas, experiências sensoriais como olfato, tato, visão dentre outros puderam ser vividas pelos acadêmicos de pedagogia da faculdade. Uma das salas foram separadas diversas experiências olfativas na qual um dos acadêmicos entrava na sala com os olhos fechados enquanto o outro o guiava, e através do cheiro, devia descobrir do que se tratava. E não é que pelo costume de conhecer as plantas pela visão, muita gente não reconheceu pelo olfato?

A ideia era que todos os acadêmicos pudessem de alguma forma experimentar algumas limitações que educandos com necessidades especiais sentem tendo uma experiência diferenciado ao passo que também desenvolvessem um pouco de empatia com a causa.

Ao fim desses dias, houveram relatos da experiência bem como uma atividade com a Professora Edimara para desenvolver a empatia.

 Considerações Finais

evento é um marco na promoção da educação especial inclusiva, reunindo especialistas e interessados​​para compartilhar conhecimentos e experiências valiosas. Palestras inspiradoras, apresentações musicais de Catarina, experiências sensoriais como as proporcionadas, viabilizam espaços para aprendizado e reflexão, destacando a importância da construção de uma sociedade inclusiva e acolhedora. A proposição da oficina Sensorial foi um grande diferencial desta edição.  E com certeza, retomaremos na próxima,  pois foi muito bem avaliada pelos participantes.

A inclusão na educação especial não é apenas uma meta a ser alcançada, mas um processo contínuo que exige comprometimento de todos os envolvidos. Eventos como esse desempenham um papel fundamental no fortalecimento desta consciência e na promoção de práticas inclusivas, contribuindo para um futuro mais inclusivo e igualitário na educação. Uma performance musical como de Catarina, uma jovem talentosa com autismo, mostra que receber educação especial pode desbloquear um potencial extraordinário e criar momentos verdadeiramente inspiradores.