6º SEEI - Seminário de Educação Especial Inclusiva
Por Alessandro Sangiorgio da
Silva & Prof. Mestra Maria da Penha Fonseca (Edição e Texto)
Inclusão em Foco: 6º Seminário
de Educação Inclusiva - Um Evento Transformador na Educação Especial.
A educação especial inclusiva é
um tema extremamente relevante nos dias de hoje, refletindo uma sociedade que
procura promover a igualdade de acesso à educação para todos, independentemente
das diferenças e necessidades individuais. Um recente evento inovador no
domínio da educação especial lança luz sobre algumas práticas inclusivas e
proporciona um espaço de diálogo e aprendizagem. Este artigo procurou relatar
de forma breve tudo o que se pode presenciar nesses 3 dias que reuniu
especialistas para promover discussões aprofundadas sobre inclusão na educação
especial.
O VI Seminário de Educação
Especial Inclusiva é uma ação de práticas pedagógicas das disciplinas Educação
Especial Inclusiva e Dificuldades da Aprendizagem e Neurociências, do 8°
período de Pedagogia. Foi um momento muito rico para aprendizagem e ampliação
de conhecimentos, uma vez que os alunos atuaram no planejamento e em equipes de
organização do evento acadêmico, participaram de trocas de experiências com
professores da Educação Especial/SEMED VILA VELHA e das Oficinas sensoriais.
Esta foi a 6 edição do SEEI_NM,
que iniciou 2018 no presencial, na pandemia foi online e retornou ao modo
presencial. Estar presencialmente, ter a possibilidade de escuta, de fala e de
experimentação e vivência sensorial é um diferencial para a formação inicial
dos graduandos em Pedagogia e de formação continuada para os
profissionais que ja atuam na área.
Palestras Inspiradoras
O evento reuniu educadores especialistas da grande Vitória com atuação nas áreas da educação especial inclusiva para partilharem as suas experiências e conhecimentos. As apresentações foram um destaque do evento, com cada especialista trazendo uma perspectiva única sobre a prática inclusiva. Uma das apresentações enfatizou a importância da colaboração entre educadores, pais e terapeutas para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência. Outro orador enfatizou a importância da empatia e do respeito mútuo nos ambientes escolares e da criação de uma cultura inclusiva.
Performance Musical Inclusiva
Uma das experiências mais
marcantes do evento foi a apresentação musical de Catarina, uma jovem
talentosa. Catariana demonstrou grande paixão pela música e emocionou o público
com suas músicas em vários idiomas. A sua voz suave e cativante ecoou por todo
o auditório, celebrando a diversidade cultural e linguística.
Ela demonstrou a capacidade de superar barreiras linguísticas e culturais através das músicas, revelando com o Transtorno do Espectro Autista o qual a acomete não foi barreira para a aprendizagem e o desenvolvimento dela nesse aspecto.
Talk Show: Um Diálogo
Esclarecedor
Além das
palestras e da atuação emocionante de Catarina, o evento Destaque na
Inclusão contou com um talk show que promoveu
conversas abertas e esclarecedoras sobre
inclusão na educação especial. Durante o
talk show, especialistas, educadores, pais e alunos, incluindo acadêmicos que ali
estavam assistindo ao evento, tiveram a oportunidade de partilhar as
suas ideias, desafios e sucessos sobre inclusão. Os participantes discutiram a
importância de criar um ambiente escolar onde
todos se sintam valorizados, independentemente de suas capacidades e
limitações bem como a importância da perseverança nas práticas inclusivas.
Também partilharam estratégias práticas para melhorar a
inclusão, tais como ajustes curriculares,
formação de educadores e apoio emocional aos
alunos.
Experiências Sensoriais.
Em geral os seres humanos
apreendem ate 80% do mundo a sua volta por meio da visão. Devido a isso, o
mundo é pensado para quem enxerga. Mas, e se alguém não enxerga ou não escuta,
não anda... estas são as variáveis que torna uma pessoa marginalizada na sociedade.
No entanto, as experiências de vida são ricas não porque enxergamos, mas porque
cheiramos, andamos, sentimos etc. As experiências sensoriais não se limitam,
mas são diferentes para cada uma, mesmo aqueles que tem condições de
experiência a todos.
Logo, a riqueza das pessoas
ditas atípicas e ter vivências completamente diferente da maioria, isso não a
torna pior ou melhor, apenas diferentes como todas as outras. No entanto, tudo
isso é muito cognitivo ou informacional, assim é preciso viver essas sensações
para compreender.
E foi exatamente isso que
ocorreu no evento. Separados em salas, experiências sensoriais como olfato,
tato, visão dentre outros puderam ser vividas pelos acadêmicos de pedagogia da
faculdade. Uma das salas foram separadas diversas experiências olfativas na
qual um dos acadêmicos entrava na sala com os olhos fechados enquanto o outro o
guiava, e através do cheiro, devia descobrir do que se tratava. E não é que
pelo costume de conhecer as plantas pela visão, muita gente não reconheceu pelo
olfato?
A ideia era que todos os
acadêmicos pudessem de alguma forma experimentar algumas limitações que
educandos com necessidades especiais sentem tendo uma experiência diferenciado
ao passo que também desenvolvessem um pouco de empatia com a causa.
Ao fim desses dias, houveram
relatos da experiência bem como uma atividade com a Professora Edimara para
desenvolver a empatia.
Considerações Finais
O evento é
um marco na
promoção da educação especial inclusiva, reunindo
especialistas e interessadospara compartilhar conhecimentos
e experiências valiosas. Palestras inspiradoras, apresentações musicais de
Catarina, experiências sensoriais como as proporcionadas, viabilizam
espaços para aprendizado e reflexão, destacando a importância da
construção de uma sociedade inclusiva
e acolhedora. A proposição da oficina Sensorial foi um grande diferencial
desta edição. E com certeza, retomaremos na próxima, pois foi muito
bem avaliada pelos participantes.
A inclusão
na educação especial não é apenas uma meta a ser alcançada, mas um processo contínuo que exige comprometimento de
todos os envolvidos. Eventos como esse
desempenham um papel fundamental no fortalecimento desta
consciência e na promoção de práticas inclusivas, contribuindo para um futuro mais inclusivo e
igualitário na educação. Uma performance musical como de
Catarina, uma jovem talentosa com autismo, mostra que receber educação especial pode desbloquear um potencial extraordinário
e criar momentos verdadeiramente inspiradores.
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