Visita à Escola da Ciência, Biologia e História - Conhecimento e Diversão

Visita dos formando em Licenciatura de Pedagogia em Espaços educativos modernos

 

Por Alessandro Sangiorgio da Silva, Faculdade Novo Milênio.

A educação tem estado em constante mudança, no entanto, tais mudanças têm sido mais amplas e constantes nos últimos anos. A Escola da Ciência, Biologia e História retrata tal mudança oferecendo um espaço encantador para aulas modernas e atraentes até mesmo para adultos. Os olhos dos formandos em Licenciatura de pedagogia do 7° período ficaram radiantes e brilhantes com tantas possibilidades de ensino.

A instituição de ensino conta com espaço amplo que possibilita a interdisciplinaridade envolvendo cultura, História e Ciências Biológicas. Porém, pode-se ainda abordar outros componentes curriculares. Ela oferece ainda roteiros temáticos direcionados para as diferentes etapas da educação incluindo a EJA, gamificação, ludicidade, participação ativa do educando, oficinas e muito mais. Saiba mais clicando



De acordo com Matheus Cirilo de Alvarenga, um dos licenciandos em Pedagogia que visitou o local, a aula in loco foi muito enriquecedora. Ele destacou que como pedagogo, consegue observar o local por outra óptica percebendo um ambiente que oferece ludicidade e interatividade, que pode ser utilizado em todas as etapas da educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo opções requintadas para elaboração de planos de aula nos quais se possa trabalhar abundantemnete diversos aportes previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, ele afirma ter descoberto um pouco mais sobre a história de Vitória.

Todo mundo sabe onde é que fica Vitória, mas o pessoal, às vezes por correria do dia a dia, não tem ciência da história, não conhecem os locais, os monumentos que eu acho interessante. Conhecimento é importante.

A educação tradicional ou Bancária como diria Paulo Freire, tem cedido espaço para uma educação na qual o educando é protagonista, ativo e deve estar centro do próprio aprendizado. Além disso, avanços e integração da tecnologia na educação, desenvolvimento do pensamento crítico, o acesso de diversas pessoas e o multiculturalismo cada vez mais presentes nas instituições de ensino, ensino híbrido, desenvolvimento de competências (trabalho em equipe, adaptabilidade, comunicação etc.) e aprendizagem contínua são termos que ainda no início do século XXI, em muitas escolas não se tinha conhecimento ou aplicabilidade pedagógica.


Se em outro momento a educação se dava por transmissão de conhecimento em aulas palestradas na qual o educando ouvia tudo calado e, muitas vezes, memorizava, hoje em dia é necessário valorizar e receber o conhecimento do educando, para partindo disso, articulando com o conhecimento formal, construir novos caminhos para o aprendizado. Todas estas inovações são fruto de muitas pesquisas e estudos frutos das vivências e do tripé acadêmico de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Assim, tão importante como proporcionar locais próprios para essa transformação educacional, oportunizar a escuta, participação e valorização do educando de forma integral, também é muito importante preparar o profissional para poder, explorando todas essas mudanças, promover uma educação diferenciada. Portanto, esta visita é de uma importância extrema a todo educador que pretende trabalhar na construção de aprendizagens em salas de aulas em qualquer etapa da educação brasileira.